quinta-feira, 4 de maio de 2017

Decisões estratégicas de TI

Decisões estratégicas de TI

Cada vez mais a Tecnologia da Informação tem o papel de apoiar a implementação das estratégias das empresas e esta responsabilidade deve ser de todos os seus setores. 

Mais do que necessário é vital que todos os gestores participem das decisões estratégicas sobre o uso da TI no seu dia-a-dia, nos processos do negócio e nos processos de inovação.

Os atuais frameworks de governança, como COBIT, ITIL e ISO, prevêem criação de Comitê de Governança e Gestão de TI, definindo o ciclo de funcionamento deste grupo, que pode ser formal ou não, de acordo com o porte da empresa, mas deve preservar as responsabilidades dos atores envolvidos.

Como principais objetivos o comitê irá contribuir na tomada de decisão, na criação de políticas, na priorização dos projetos, na distribuição dos recursos de TI e na gestão de riscos, assuntos estes de suma importância para que se realize a integração com as áreas finalísticas.

O comitê deve apoiar a criação de documentos norteadores como Plano Diretor de TI (PDTI), Plano Estratégico de TI (PETI) e Plano de Segurança da Informação (PSI). Estes documentos serão utilizados por gestores e/ou colaboradores conforme o nível de envolvimento com as informações da empresa.

Suas principais funções são verificar o alinhamento da TI com a estratégias da empresa,  fiscalizar o cumprimento dos planos definidos e o acompanhamento dos indicadores de desempenho da área.

E então, como anda a governança da TI de sua empresa ?

Nenhum comentário: